...vai, mais rápido, apoteose da civilização.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Epifania - Cap. I

TOPO DE UM PRÉDIO QUALQUER - CREPÚSCULO DE SÁBADO (presente)

Ao esboçar seus primeiros sorrisos o Sol ofuscava a visão de Emanuel, sentado no parapeito do prédio fumando um cigarro com a garrafa de whisky a tiracolo. Seu revólver, empunhado em sua mão esquerda, já não possuía mais balas e isso de forma alguma era uma coisa ruim. A noite havia sido exaustiva porém prazerosa. Seus dedos haviam encontrado uma terapia adequada à sua inquietude.
Atrás dele, um rastro vermelho desenhado pelos seus inúmeros ferimentos. Uma mala com muitas armas, todas sem munição, descansava nas proximidades de sua poça de sangue. No seu semblante a mais pura tranquilidade. Não havia mais obstáculos, não havia mais dor.


CENTRO DA CIDADE - FIM DE TARDE (6 meses atrás)

(Emanuel narra)
- Mais um pouco de tinta no papel, mais um pouco de sangue no chão. Qual a função do homem na sociedade moderna? Viver para trabalhar, trabalhar para viver? Fazer churrascos aos fins-de-semana e chamar uma corja de amigos infiéis para ver o futebol em minha casa? Casar, ter filhos, passear com o labrador pelas ruas do bairro, recolher suas fezes e ser um bom cidadão? Bem, eu faço tudo isso. Onde estou? Aparentemente vivo mas essencialmente morto. Mesmo assim, o crescimento demográfico da mediocridade não me ameaça mais. Me encontro em uma alcatéia de animosidades prematuras, rodeado de falsas promessas e discursos levianos.

Emanuel, um rapaz aparentando cerca de 25 anos, rosto marcado pela repetição de sua vida urbana, veste um terno preto básico. Seu cabelo já está completamente povoado pelos fios grisalhos, resultado de sua incessante busca pela coerência. Caminhando por ruas movimentadas com a cabeça baixa e o cigarro sempre em sua boca, alcança com o olhar uma placa discreta dizendo "Zu". Havia finalmente encontrado o local que procurava.

Um comentário:

Alfredo Araújo disse...

óia, o blog agora entrou no ramo do fohetim/roteiro de cinema... acompanhemos...